Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

Comandante

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 18h25 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 13h57 | Acessos: 20564

General de Brigada Igor Lessa Pasinato

 

            

CURRICULUM VITAE GENERAL PASINATO

   

 

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, Brigada Fornovo DTaro, o General de Brigada Igor Lessa Pasinato estava desempenhando a função de Chefe do Estado-Maior da Brigada de Infantaria Pára-quedista no Rio de Janeiro – RJ.

Foi promovido ao posto atual em 25 de novembro de 2023.

Nascido em 19 de outubro de 1973, na cidade do Rio de Janeiro - capital, é filho do capitão veterano do Quadro Auxiliar de Oficiais Hugo Marival Pasinato e de Shirley Lessa Pasinato.

Incorporou às fileiras do Exército em 19 de fevereiro de 1990, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas - São Paulo.

Em 3 de dezembro de 1994, foi declarado aspirante-a-oficial da arma de Artilharia na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) com sede em Resende - RJ, sendo classificado no 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2002 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2012 e 2013, ambas no Rio de Janeiro- RJ.

Comandou a Companhia de Precursores Pára-quedistas, sediada no Rio de Janeiro - RJ, e o 17º Grupo de Artilharia de Campanha, sediado em Natal - RN.

Desempenhou as funções de instrutor do curso de Precursor Pára-quedista e dos cursos de Artilharia da AMAN e da ESAO, sendo Instrutor-chefe deste último.

Como oficial de Estado-Maior, foi Ajudante de Ordens do Comandante da Força Militar na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti; chefiou a Célula de Grandes Eventos da 1ª Divisão de Exército, sendo responsável pela coordenação dos trabalhos de planejamento da segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na região de Deodoro; foi Assistente Militar do Ministro de Estado da Defesa; e adido do Exército e da Força Aérea Brasileira na República Federal da Alemanha e na Holanda.

Além da formação, do aperfeiçoamento e dos altos estudos, possui os seguintes cursos e estágios militares:

Estágio Básico de Combatente de Montanha;

Curso Básico Pára-quedista;

Curso de Mestre de Salto;

Curso de Precursor Pára-quedista;

Estágios Básico e Avançado de Salto Livre;

Estágio de Operações Aeromóveis;

Curso de Planejamento e Emprego de Sistemas de Mísseis e Foguetes;

Curso de Segurança Presidencial; e

Curso Expedito de Apoio de Fogo Naval.

O General Pasinato é graduado em Gestão de Segurança Pública e pós-graduado em Pedagogia Empresarial e em Política e Estratégia.

Possui dezenove condecorações nacionais e duas estrangeiras, dentre as quais se destacam:

A Medalha Militar de Ouro;

A Ordem do Mérito Militar grau Comendador;

A Ordem do Mérito Aeroterrestre de Ouro;

A Medalha Corpo de Tropa de Bronze; e

A Medalha de Proficiência no Serviço de Tropa da Alemanha.

Fim do conteúdo da página