Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Adj Cmdo - Histórico do Cargo

Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 22h15 | Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 22h15 | Acessos: 1655

    Em meados do ano de 2014, o então Comandante da Brigada Guaicurus, o General de Brigada Rui Yutaka Matsuda resolveu implementar o projeto que estava sendo desenvolvido pelo Estado-Maior e pelo Departamento Geral de Pessoal do Exército Brasileiro, o Adjunto de Comando. Nesse ano na 4ª Bda C Mec foi criado o cargo de Assessor de Comando.

    O cargo de Adjunto de Comando foi oficialmente criado, em caráter experimental, em 22 de maio de 2015, por meio da Portaria do Estado-Maior do Exército Nr 103, com os objetivos macros de valorizar a carreira do graduado, atrair, motivar e manter recursos humanos adequados às necessidades da Força Terrestre e, principalmente, contribuir para o fortalecimento da Dimensão Humana do Exército. Este novo cargo foi destinado a ser ocupado por praças com destacada liderança, com reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal.

    Em setembro de 2015 foi realizado o primeiro Estágio de Capacitação para o Cargo de Adjunto de Comando (ECCAC) na área da 4ª Bda C Mec em Dourados-MS, Brigada Guaicurus. Este Estágio contou com a presença de Adj Cmdo de cinco Brigadas selecionadas para serem as pioneiras na implantação do cargo, de alguns ODG/ODS do Exército Brasileiro, da EsPCEx, da AMAN, da ESA, da EASA e da EsLog.

    A Portaria Nº 142 – EME, de 10 de maio de 2016 aprovou a Diretriz de Implantação do cargo de Adjunto de Comando em todas Organizações Militares do Exército.

    Em 2016 foram realizados mais dois Estágios na “Brigada Guaicurus” e o primeiro Curso de Adjunto de Comando (C Adj Cmdo) na EASA. Naquele primeiro momento a EASA não contava com uma estrutura organizacional própria para o Curso, utilizando-se do pessoal designado para outras atividades e do apoio de Instrutores de outras OM com reconhecida experiência.

    Ainda em 2016 foi criada uma estrutura para o funcionamento do Curso e nomeados Instrutores para desempenhar suas funções a partir de 2017.

 

Fim do conteúdo da página